postagens sobre educação

quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Educação a todo o momento

¨ Montessori  argumentava que seu método não contrariava a natureza humana e, por isso,era mais eficiente que os tradicionais.¨

Quando um artista modela um objeto, não deixa de observar o resultado para ajustar seus gestos e, se preciso for, ¨corrigir o alvo ¨, a arte de conduzir a ação pelo olhar, em função de seus resultados provisórios e dos obstáculos encontrados. Cada professor dispõe dele como todo mundo. (PERRENOUD,1999,p.14) 
As TICs na educação vêm colaborar para intensificar o uso da abordagem construtivista. Elas permitem, em primeiro lugar, através da simulação de ambientes virtuais, a criação se situações instigantes de interação para o aluno aplicar conceitos propostos em sala de aula. Em segundo lugar, poque quando conectados em rede os computadores permitem um ambiente de interações e trocas diversificadas e intensas com outros indivíduos, aumentando exponencialmente o tamanho do contexto de interações e a oportunidade de desequilibrações.Essas trocas tendem para a diversidade, pois no ciberespaço a pessoa pode realizar negociações de significados com outros sujeitos que estão fisicamente situados em qualquer lugar do planeta.
Podemos citar algumas características que estes ambientes virtuais, em geral, favorecem: 
a- a troca de idéias entre indivíduos; mesmo que sejam diferentes;
b- o diálogo questionador;
c- a reflexão do pensamento individual;
d- a negociação como meio de se atingir objetivos em comum;
e- o desenvolvimento da capacidade de inferir;
f- a troca de experiências sobre as questões trabalhadas e de como se pode agir sobre elas;
g- a interação entre sujeitos em tempo e os espaços distintos; 
h- execução de trabalhos coletivos.

Um comentário: