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sábado, 20 de agosto de 2011

os quatro pilares aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a viver com os outros e aprender a ser.

Pretende-se despertar em cada aluno a sede de conhecimento ( a fome ), a capacidade de aprender cada vez melhor,ajudando-os a desenvolver as armas e os dispositivos intelectuais e cognitivos que lhes permitam construir as suas suas opiniões e os seus próprios pensamento crítico. Em vista este objetivo, sugere o incentivo não apenas do pensamento dedutivo, científicos ao estudante, não é menos importante ensina-lo a lidar com a intuição, de modo a que possa chegar às suas próprias conclusões e a aventurar-se sozinho pelos domínios do saber e do desconhecido.
aprender a fazer em união com o aprender a conhecer, Consiste essencialmente em aplicar na prática. os seus conhecimentos teóricos. Aprender a fazer envolve uma série de técnicas a serem trabalhadas. A prender a conhecer, combinando uma cultura geral, suficientemente vasta, com  possibilidade de trabalhar em profundidade um pequeno numero de materiais. O que também significa: aprender a aprender, para beneficiar-se das oportunidades oferecidas pele educação ao longo de toda a sua vida. O aprender a viver junto com os outros, esta aprendizagem consiste num dos maiores desafios para nos educadores do século XXI pois atua no campo de atitudes e valores. C ai neste campo o combate ao conflito, ao pré-conceito, às rivalidades milenares ou diárias. Aposta-se na educação como política de paz, tolerância e compreensão; mas como fazê-lo?

O relatório para a UNESCO  não oferece receitas, mas avança uma proposta baseada em dois princípios: primeiro " a descoberta do outro ¨pois, sendo o desconhecido a grande fonte de preconceito, o conhecimento real e profundo da diversidade humana combate diretamente este ¨desconhecido ¨. Depois e sempre, a participação em projetos comuns que surge como veículos preferencial na diluição de atritos e na descoberta de pontos comuns entre povos, pois, se analisarmos a História Humana, constataremos que o homem tende a temer o desconhecido e a aceitar o semelhante.
Aprender a ser, este tipo de aprendizagem depende exclusivamente dos outros três pilares. Considera-se que a educação deve ter como finalidade o desenvolvimento total do indivíduo  ¨espirito corpo, sensibilidade, sentido estético, responsabilidade pessoal  espiritualidade ¨.
O processo de ensino-aprendizagem
A formação do professor, o novo olhar, onde o professor torna-se um mediador do processo de ensino aprendizagem. Nosso desafio nesta nova proposta é olhar o aluno como um todo, considerando-o como um ser vivente de carne e osso, um ser único. Precisamos nos despir de algumas concepções pré-estabelecidas, para neste processo consigamos mediar o nosso educando a autonomia, a saber enfrentar os problemas do dia-a-dia. É que para que isso se concretize, precisamos aprender a utilizar atividades lógicas.
A leitura, nos proporciona um futuro, onde o ensino-aprendizagem tem e terá eficácia. Onde o ensinar a aprender, e este processo é sistêmico e esta composto por elementos estritamente relacionado. E que todo o ato educativo obedece determinados fins e propósitos de desenvolvimento social e econômico, e em conseqüência responde a determinados interesses sociais. E este diagnóstico da comunidade, onde cada professor está inserido, pode-rá ser mediado diante do elemento regulador que é a avaliação; onde irá indicar o caminho a seguir, e abrir o leque do dialogo entre a comunidade escolar.

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