Considerações referente aos estudos feitos, observa-se que a aprendizagem colaborativa e cooperativa é parte de um processo mais amplo, a aprendizagem significativa, sendo que a teoria construtivista serve de apoio para ambas. Esta aprendizagem significativa, vem sendo favorecida pela internet, pois esta oferece acesso fácil a informações e possibilidades de busca e contato com grupos e comunidades de interesses, levando o aprendiz a sair da posição de leitor contemplativo para a de autor, interagente e interventor ativo nos e websites dinâmicos. Todo este movimento permitido pela internet aumenta a possibilidade de aprendizagem através da ação significativa e desequilibrações proporcionadas pelas interações com o ciberespaço. Esta possibilidade foi facilitada quando a internet passou a ser visualmente atrativa e fácil de ser manipulada, com portais e softwares dinâmicos a exemplo do sistema wiki hoje utilizado em larga escala em ampliações como a wikipédia. Na educação a filosofia wiki vem sendo incorporada nos softwares que dão suporte aos ambientes virtuais virtuais sendo um deles o Moodle. Verificamos neste trabalho que o Moodle não vem adotando uma linha completamente inovadora em educação e sim repetição, memorização e divisão do conteúdo linearmente em lições. No caso mais específico da wiki optou-se pela adoção de um módulo que apresenta funções limitadas de interface em relação ao MediaWiki, hoje utilizado por sites como a Wikipédia, sendo que a principal ausência foi a funcionalidade representada pela aba ¨Discussão ¨, não permitindo que os usuários do Moodle agregem suas observações extra-texto diretamente no texto que está sendo construído, sendo para isso obrigados a suprir esta falta em fóruns, chates e outras ferramentas alternativas. Podemos considerar que o ambiente Moodle possui os pré-requisitos que caracterizam um ambiente colaborativo e cooperativo. (Universidade Estácio de Sá-Mestrado em educação e Cultura Contemporânea.). ROSADO, luiz Alexandre da Silva-UNESA-alexandre.rosado@globo.com
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