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domingo, 14 de agosto de 2011

A Inclusão na Educação

A inclusão aspira fazer efetivo o direito à educação, a igualdade de oportunidades e de participação.
O direito de todas as crianças à educação encontra-se consagrado na Declaração do direitos Humanos e reiterado nas políticas educacionais dos países; porém, ainda existem milhões de crianças e adultos que não tem acesso à educação ou recebem uma de menor qualidade.
A inclusão na educação é um meio para garantir uma maior eqüidade e o desenvolvimento da sociedade mais inclusiva. O primeiro fundamento do Marco de ação da Conferência Mundial sobre necessidades Especiais (Salamanca, 1994 ) é que ¨todas as as escolas devem acolher a todos as crianças, independentemente de suas condições pessoais, crianças deficientes e superdotadas/ altas habilidades, crianças de rua, minorias étnicas, linguisticas ou culturais, de zonas desfavorecidas ou marginalizadas, o qual traça um desafio importante para os sistemas escolares.
A educação inclusiva considera a diversidade como a oportunidade para enriquecer os processos de aprendizagem, contribuindo,assim para o melhoramento da qualidade na educação. A educação inclusiva promove o desenvolvimento de valores de justiça, solidariedade e igualdade e faz o possível o ¨ APRENDER A SER ¨  A educação na diversidade é um meio essencial para desenvolver a compreensão mútua, o respeito e a tolerância, que são os fundamentos do pluralismo, a convivência e a democracia.
 Por isso, é fundamental que as escolas, que são instancias fundamentais para a socialização dos indivíduos, ofereçam a possibilidade de aprender e vivenciar esses valores.
Como se mostra no informe  Delors; desde a educação se tem de promover de forma intencional a aceitação e valorização das diferenças de qualquer tipo para ¨ aprender a viver juntos, o que implica a compreensão do outro como  ¨um outro válido e legitimo ¨ e o desenvolvimento de novas formas de convivência baseada no pluralismo, o entendimento mútuo e as relações democráticas. A percepção e a vivência da diversidade nos permitem, além disso, construir e reafirmar a própria identidade e distinguir-nos dos outros. O ser humano realiza-se plenamente como menbro de uma comunidade e uma cultura, mas também no respeito a sua individualidade, pelo que o outro aspecto fundamental da educação tem de ser ¨aprender a ser ¨.

2 comentários:

  1. O que muitas pessoas não percebem é que quando se trabalha a inclusão e o respeito as difereças, elas estão tabalhando, moldando a sua própria individualidade.

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    1. Destacando,que a inclusão desperta no educador a pesquisa, e o avaliar constante, pois ele vai ter que avaliar os seus educandos sistematicamente, para adaptar as atividades para cada necessidade; priorizando a aprendizagem do aluno. Constatando que cada educando aprende de uma forma.

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