Tecnologias para ajudar na pesquisa
A matéria prima da aprendizagem é a informação organizada,
significativa: a informação transformada em conhecimento. A escola pesquisa a
informação pronta, já consolidada e a informação em movimento, em
transformação, que vai surgindo da interação, de novos fatos, experiências,
práticas, contextos. Existem áreas com bastante estabilidade informativa: fatos
do passado, que só se modificam diante de alguma nova evidência. E existem
áreas, as mais ligadas ao cotidiano, que são altamente susceptíveis de mudança,
de novas interpretações.
As tecnologias nos ajudam a encontrar o que está consolidado e a organizar
o que está confuso, caótico, disperso. Por isso é tão importante dominar
ferramentas de busca da informação e saber interpretar o que se escolhe,
adaptá-lo ao contexto pessoal e regional e situar cada informação dentro do
universo de referências pessoais.
Muitos se satisfazem com os primeiros resultados de uma pesquisa.
Pensam que basta ler para compreender. A pesquisa é um primeiro passo para
entender, comparar, escolher, avaliar, contextualizar, aplicar de alguma forma.
Nenhum comentário:
Postar um comentário